TuberPlay


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Pseudocódigo.




Vamos falar um pouco de pseudocódigo, o pseudocódigo nos ajuda a formalizar as ideias pré-definida, esta linguagem é independente de qualquer outra de programação, pois ela é a base para que possamos implementar em uma linguagem de programação.

Pois é o pseudocódigo nada mais é que a estrutura do algoritmo, deste modo podemos prever os possíveis erros de lógica, para quando for realmente programar não precisar quebrar a cabeça.

Vamos tratar isto tudo como se fosse uma receita, acho que assim fica mais fácil de entender, para que possamos escrever um algoritmo com perfeição temos que ter em mente que nem sempre é agente que vai utilizar então as boas práticas são:

• Usar somente um verbo por frase.

• Imaginar que você está desenvolvendo um algoritmo para pessoas que não trabalham com informática.

• Usar frases curtas e simples.

• Ser objetivo.

• Procurar usar palavras que não tenham sentido duplo.

Em pseudocódigo podemos representar em diferentes formas, vou citar as mais usadas. Que são os símbolos e o portugol.

Símbolos.


Portugol.

Para representar o portugol resolvi mostrar uma receita de bolo, claro é uma analogia mais servirá para o propósito, afinal podemos colocar algoritmo em qualquer coisa que façamos, não é mesmo.


Perceba que neste exemplo temos tudo que faz parte, de como preparar, pois com o programa a ser desenvolvido é a mesma coisa temos que seguir passo a passo.

Agora um exercício. Sugiro que siga esta receita. Para que possa entender como pseudocódigo ajuda e muito na hora da execução.




Nenhum comentário:

Postar um comentário